About Me

Minha foto
M. Rosa
Maristela Rosa,universitária,faço faculdade de Comunicação Social(serei uma jornalista com diploma,acreditem!!!) Tenho 19 anos e adoro escrever besteiras,coisas inúteis e agora quero dividir isso com o Mundo,não é ótimo???rsrsrs....Mas voltando a falar de mim:gosto de ler,escrever,ver filmes,ouvir e contar histórias,por isso conto com a ajuda e interesse de vocês para fazer desse Blog uma página divertida,interessante e diferenciada na Net.! Agradeço,desde já e Mão na massa! =)
Ver meu perfil completo

Seguidores

Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 18 de março de 2011

Antropologicamente falando...

        A  Antropologia é a ciência que estuda as culturas humanas, este estudo nos leva a compreender, primária e basicamente, que não existem culturas melhores ou piores, apenas diferentes umas das outras...Mas não é o conceito de Antropologia que quero discutir neste texto.
      Todos nós estamos acompanhando a situação dramática, pra dizer o mínimo, em que se encontra o Japão nesse momento: o país devastado por um terremoto de 8.9 pontos (a escala vai até 9), por uma tsunami e pela ameaça de contaminação nuclear. Vendo tanta destruição era de se esperar, do ponto de vista de um povo latino como  somos, que a população estivesse em desespero; pessoas chorando, se lamentando, completamente desorganizadas, mas não é o que se vê. Muito pelo contrário! As pessoas, mesmo com esse caos ainda se lembram de separar o lixo pra reciclagem! Imaginem: Você sem casa, sem comida, com a ameaça de haver mais tremores de terra e com a contaminação nuclear sendo uma hipótese real, você vai mesmo se lembrar de separar o lixo?! As pessoas aqui no Brasil, vivendo suas vidas normalmente, sem grandes sobressaltos, não se lembram de separar o lixo, muitas nem ao menos aprendem que o lixo deve ser jogado no lixo e jogam este em encostas, rios, ruas...
       Você pode estar pensando:"Nossa, que povo mais educado, limpo e organizado! Muito melhor que esse povo sem educação aqui do Brasil!", mas se lembram do que eu disse logo no início?! Nenhuma cultura é melhor que a outra, apenas diferente...Vamos ver por outro lado. Por exemplo, no que diz respeito a solidariedade (palavra esta, aliás, que brasileiro adora). No Japão não se vê esse movimento de ajuda ao próximo que é tão comum aqui no Brasil, mesmo os que nada sofreram não se abalam até as cidades atingidas para levar roupas, comida e água para os desabrigados, mesmo sabendo desta necessidade. O pensamento deles é de que o governo vai fazer algo, a ajuda de outros países irá chegar, portanto não precisam se abalar até as cidades devastadas para ajudar...Bom, não é um pensamento muito generoso, não é mesmo?! Mas os japoneses são piores do que nós, por isso?! Não! São apenas diferentes...
      Países latinos, com o sangue correndo na veias, mas com pouca tradição e educação, como o nosso, podem tirar varias lições ao observar essa tragédia japonesa, uma delas e saber aceitar e compreender o diferente e não se meterem a besta com energia nuclear, por favor!







    Bjos, abraços, aperto de mão!








                                                                                                              M.Rosa

0 comentários:

Postar um comentário